Espaço Escola Notícias da Escola Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

 

Histórico

A denominação do Colégio Basílio Pertsew, que tem por finalidade atender o Ensino Fundamental e Médio, sendo o único Colégio Estadual que atende esses dois níveis no município, foi resultado da reorganização do Grupo Escolar Padre José de Anchieta.

Os colonizadores e fundadores da cidade Ângulo, Basílio Pertsew e Demitri Novikow, contando com apoio de outros colonizadores construíram a primeira escolar com duas (2) salas de aula em 1950, que foi denominada de Escola Isolada Padre José de Anchieta, passando a funcionar a partir de 1951, quando foi contratada a primeira professora Sr. Clementina Baldim da Silveira.

Em 1956 a escola foi destruída por um incêndio, com isto a educação virou um caos, sendo as aulas ministradas num barracão, em precárias condições. O prefeito de Iguaraçu, município sede iniciou a construção de outra escola com seis salas, porém sem recurso e apoio deixou a obra inacabada sem condições de uso. Após quatro(4) anos a Srª Beata Kuschner, nascida na cidade de Budapeste (Hungria) formada professora primária, conhecedora dos problemas da educação, organizou uma diretoria e formou a “Associação de Amigos “de Ângulo”” e mediante as documentações da associação, foi até Curitiba falar com o secretário de Viação e obras Públicas do Paraná Sr. Alípio Aires de Carvalho. Este não autorizou o término daquela obra porém propôs que se a mesma conseguisse a doação de novos terrenos seria construída de imediato um novo prédio escolar.

Voltando a Ângulo, reuniu a diretora da Associação e juntos fizeram o pedido de doação ao Sr. Dr. Basílio Pertsew que imediatamente cedeu quatro(4) terrenos, isto é 2.400m² para construção da nova escola.

De posse dos documentos de doação, a Srª Beata, foi até Maringá, e enviou estes por avião com entrega a domicílio para o Sr. Secretário de Aviação e Obras Públicas que impressionado com a rapidez e interesse da população, mandou construir logo a obra, sendo inaugurada com noventa(90) dias, e com a presença do mesmo. Este teceu muitos elogios a Srª Beata e seu esposo Ivan Kuschiner por tanta dedicação e empenho.

Desta forma foi criado em 1963, o Grupo Escolar Padre José de Anchieta, pertencente ao município de Iguaraçu, tendo como seu primeiro diretor o professor Raimundo Bianchini.

Anos após, passou a funcionar uma extensão do Ginásio Cyro Pereira de Camargo, no grupo Escolar Padre José de Anchieta, sendo desvinculado da sede em 1981.

Com a crescente demanda de alunos, havia a necessidade de ampliar o número de salas de aula, e neste momento mais uma vez a família Pertsew, seguindo o exemplo de seu genitor, faz mais uma doação de terreno numa extensão de 8.560m², onde se construiu a nova Unidade Escolar, que em homenagem póstuma recebe a denominação de Escola Basílio Pertsew, sendo autorizada a funcionar a partir de 1982. No ano seguinte passa a denominar-se Escola Estadual Basílio Pertsew, com reconhecimento do 1º grau regular.

Após dez anos é autorizada a implantação para o ano de 1994 do Ensino de 2º Grau com o Curso de Educação Geral.

Resolução nº 710/82 de 24/03/82


























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito